ARTIGOS
Carreiras do futuro, por Gilberto Sá
Diante da globalização, inovações tecnológicas e economia do conhecimento, nós estamos a perguntar: quais as profissões promissoras e onde estarão as oportunidades para os próximos 10 anos?
A Fundação do Instituto de Administração (FIA) relata o resultado de uma pesquisa procurando identificar quais são as profissões promissoras até 2020. A ênfase apontada destaca a inovação, a busca de qualidade de vida, a preocupação com o meio ambiente e a atitude empreendedora. Esses fatores serão relevantes na decisão das carreiras futuras. Os pesquisadores apontam seis carreiras emergentes e promissoras até 2020:
1) Profissionais envolvidos com a qualidade ambiental. São gerentes que devem se comunicar e trabalhar com os consumidores, cujo objetivo é apresentar programas inteligentes de sustentabilidade ecológica.
2) Profissionais que trabalham num processo de intensa interação, em diferentes áreas e grupos de uma empresa ou organização, com um senso aguçado de pesquisador, associado à aplicação das inovações.
3) Profissionais que gerenciem o desenvolvimento e a implementação de estratégias de redes de relacionamento pela internet, com o objetivo de vender produtos e serviços online.
4) Conselheiros do processo de aposentadoria. Com o grande número de aposentados, muitos desejam continuar ativos no mercado e precisam de orientação para viver uma aposentadoria de qualidade.
5) Profissionais que desenvolvam programas de educação continuada para as empresas e organizações com o objetivo de qualificar e atingir níveis avançados ou metas.
6) Profissionais voltados para a biotecnologia, verdadeiros cientistas que trabalharão com a informação genética, alimentando a cadeia de desenvolvimento na área de medicamentos e técnicas clínicas.
Fonte:http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3039209.xml&template=3898.dwt&edition=15496§ion=213
Nenhum comentário:
Postar um comentário